Apresentação

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.



Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:


- Estimular e promover o estudo da Matemática;

- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.



O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.



Apresentamos a seguir alguns programas desenvolvidos ao longo desses anos e convidamos você a conhecer um pouco mais a OBMEP.




PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. (PIC)

Destinado aos alunos premiados da OBMEP, o PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país. Tem como objetivo despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela Ciência em geral. Visite a página do PIC e conheça o material preparado para o programa: www.obmep.org.br/pic.htm




PORTAL DA OBMEP

O Portal da OBMEP, www.portaldaobmep.impa.br oferece, gratuitamente, uma variedade de materiais relacionados à grade curricular do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além de tópicos adicionais. Buscando complementar o aprendizado da Matemática e da Física, disponibilizamos a vocês vídeo aulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos.




OLIMPÍADA MIRIM – OBMEP

O Sucesso da OBMEP NÍVEL A, dedicada a alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental motivou o IMPA a criar a OLIMPÍADA MIRIM - OBMEP que busca novos talentos da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na 1ª edição da Olimpíada Mirim - OBMEP, realizada em 2022, mais de 2 milhões e setecentos mil alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos de mais de 18 mil de escolas públicas, tiveram a chance de testar seus conhecimentos matemáticos em duas etapas, Prova da 1ª Fase e Prova da 2ª Fase. Da 2ª edição da Olimpíada Mirim – OBMEP participaram mais de 4 milhões e duzentos mil alunos de mais de 29 mil escolas públicas e privadas. A abertura das inscrições para a 3ª Olimpíada Mirim – OBMEP está prevista para 02 de maio de 2024. Informações sobre a Olimpíada Mirim, clique no link abaixo ou acesse, no site da OBMEP, PROGRAMAS E PORTAIS e OLIMPÍADA MIRIM.

https://olimpiadamirim.obmep.org.br/




BANCO DE QUESTÕES

Você é aluno e quer se preparar para a OBMEP? É Professor e deseja que o rendimento dos seus alunos na Olimpíada seja incrível? Acesse BANCO DE QUESTÕES, em http://obmep.org.br/banco.htm e consulte mais de 15 livros com questões elaboradas exclusivamente para quem irá realizar as provas da OBMEP.




PROVAS E SOLUÇÕES

Deseja saber como são as provas da 1ª e da 2ª Fase da OBMEP? Basta clicar em MATERIAL DIDÁTICO/PROVAS E SOLUÇÕES, http://obmep.org.br/provas.htm, e tenha acesso a TODAS as provas já realizadas pela OBMEP. Também é possível acessar as soluções das provas e os vídeos com professores gabaritados detalhando as soluções.




PORTAL CLUBES DE MATEMÁTICA

Encontre toda a semana um desafio no blog clubes.obmep.org.br. Crie com seus amigos um clube de Matemática, participe de gincanas e competições nacionais. O clube lhe dará acesso também a um fórum onde você poderá discutir, com outros alunos do país, questões relacionadas à Matemática.




POTI - POLOS OLÍMPICOS DE TREINAMENTO INTENSIVO

O programa é destinado aos interessados em se preparar para as provas da OBMEP e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que estejam matriculados no 8º ou no 9º ano do Ensino Fundamental ou em qualquer uma das séries do Ensino Médio. Para outras informações acesse a página poti.impa.br.




PICME - PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E MESTRADO

O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado e Doutorado). O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país. Para outras informações, visite a página picme.obmep.org.br/




FUNDAÇÃO BEHRING – OBMEP

A Bolsa-Tech Fundação Behring - OBMEP é uma iniciativa da Fundação Behring, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As bolsas ofertadas são direcionadas a alunos medalhistas (de qualquer edição da OBMEP) que estejam ingressando em Universidade pública (federal ou estadual) em cursos de áreas tecnológicas. É preciso estar no primeiro período para concorrer a bolsa.




BOLSA IHS – OBMEP

A Bolsa IHS - OBMEP é uma iniciativa da IHS Towers, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com o objetivo de dar apoio financeiro para que meninas talentosas de áreas de Ciências e/ou Exatas possam cursar a Universidade.



Visite, participe e incentive a participação na OBMEP.



OBMEP: Somando novos talentos para o Brasil!