Olimpíada Mirim-OBMEP é aplicada para 880 mil estudantes nesta terça (12)
A segunda fase da Olimpíada Mirim-OBMEP será realizada nesta terça-feira (12) em todo o país. Mais de 880 mil estudantes, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, classificados na primeira fase, estão aptos a participar da prova. A iniciativa, que está em sua terceira edição, é uma expansão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), criada em 2005 pelo IMPA.
“Neste ano, a primeira fase da Olimpíada Mirim chegou a 4,4 milhões de estudantes de 4.037 municípios de todo o Brasil. Esses números superlativos refletem o quanto a matemática tem sido valorizada por professores, alunos e suas famílias e mostram o potencial que nosso país tem de incentivar o desenvolvimento acadêmico desde cedo”, destacou o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Jorge Vitório Pereira.
Assim como na primeira etapa, os alunos farão uma prova composta por 15 questões objetivas. O conteúdo abordado corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º ano do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º ano do Ensino Fundamental).
Alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Senhora Aparecida, do município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, estão animados com a realização da 2ª fase da competição.
“Achei a prova bem legal. Vou fazer de novo no dia 12 de novembro e estou confiante. Acho que vou tirar uma nota boa de novo”, disse Ayla Maria Valentim, do 4º ano.
“No dia da prova, pensei que não fosse conseguir passar para a 2ª fase. Mas eu consegui. Acho que vou me sair bem de novo. Sou uma pessoa que gosta muito de desafios”, afirmou Juliana Vitória Américo, do 5º ano.
A Olimpíada Mirim-OBMEP é uma realização do IMPA, com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq. A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).