Encontros do PIC reúnem 260 pessoas no RS e em SC

 

Os Encontros Regionais do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina reuniram 260 pessoas em novembro. Os eventos tiveram uma programação variada com palestras, desafios e oficinas.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu os participantes do PIC-RS02, coordenado pelo professor Márcio Luís Miotto, em 9 de novembro. A escolha do local contemplou o desejo de apresentar a vivência universitária aos estudantes. 

Uma das iniciativas principais do encontro foi uma roda de conversa com universitários da UFSM egressos do PIC. Os ex-participantes do programa compartilharam as suas experiências, o dia a dia na universidade e a relevância da participação no PIC para suas jornadas acadêmicas. 

A programação contou ainda com as palestras “Construções geométricas com régua e compasso” e “Introdução a Criptografia”. Os estudantes também foram desafiados a participarem de uma “Oficina de dobraduras”. 

Para o coordenador do PIC Márcio Luís Miotto, essa é uma oportunidade especial para interação e trocas, especialmente entre os estudantes do PIC virtual. “Mais de 70% dos alunos do nosso grupo fazem o PIC na modalidade virtual. Então, o Encontro Regional é, para essa grande parcela de participantes, a única chance de interação entre eles, bem como com seus tutores. É uma excelente oportunidade para eles conhecerem a universidade e, de certa forma, vislumbrarem as possibilidades futuras de graduação. Foi um dia muito gratificante.”

Em Blumenau (SC), estudantes das regiões SC03 e SC04 realizaram uma programação coletiva para o Encontro Regional do PIC em 9 de novembro. O evento envolveu uma uma série de atividades como palestras e oficinas. O encontro contou com a participação de 120 pessoas, entre estudantes e organizadores. 

Em parceria, as equipes proporcionaram um dia divertido e de aprofundamento de temas matemáticos, como equações, algoritmos e geometria. As oficinas apresentaram o conteúdo selecionado em uma abordagem lúdica e participativa. “Algoritmo em ação”, “Matemágicas com baralho” e “Geometria Esférica” foram algumas das propostas. “É muito gratificante ver os alunos envolvidos nas atividades matemáticas com tanto entusiasmo”, contou a coordenadora do PIC-SC04 Louise Reips. 

Já o coordenador do PIC-SC03, Felipe Vieira, reflete como o ambiente universitário contribuiu para a realização do evento e para o desenvolvimento de experiências acadêmicas diferentes para os estudantes. 

“Foi muito gratificante realizar o Encontro Regional do PIC aqui na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Blumenau. Conseguimos trazer os estudantes para assistirem às palestras e oficinas que são bem diferentes daquilo que estão acostumados nas escolas, e isso promove ainda mais paixão pela matemática. Além disso, durante todo o dia, os estudantes puderam aprender não só uma matemática diferente, mas também como é a rotina acadêmica, inclusive com o almoço sendo servido no restaurante universitário.”




$result.label $result.label