A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) divulgou nesta sexta-feira (20) a lista de premiados de sua 19ª edição. Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a maior competição científica do país reuniu mais de 18,5 milhões de alunos durante a primeira fase da Olimpíada, que neste ano bateu recorde no número de escolas e municípios inscritos. Participaram da competição científica 56.516 mil instituições de 5.564 cidades - o que representa uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros. Confira a lista de premiados no site!
Assim como no ano passado, medalhistas do nível 3 da OBMEP poderão disputar uma das cem vagas no IMPA Tech - primeira graduação do IMPA. Inaugurado em 2023, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação oferece alojamento estudantil e auxílio financeiro para os estudantes aprovados no processo seletivo.
“Além de premiar os estudantes mais talentosos de todo o Brasil, agora a olimpíada de matemática também abre a seus medalhistas as portas das melhores graduações do Brasil, inclusive do IMPA Tech, a graduação em matemática da tecnologia e inovação do IMPA”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do instituto.
As inscrições para a graduação vão até 27 de dezembro em impatech.impa.br. O edital reserva 80% das vagas para estudantes premiados em cinco olimpíadas de conhecimento, como a OBMEP, e 20% para aqueles que obtiveram as melhores notas na prova de Matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Confira aqui o edital.
Premiações e acesso ao PIC
Ao todo, a 19ª OBMEP distribuirá 8.450 medalhas nacionais.Também serão distribuídas mais de 20 mil medalhas para os estudantes mais bem colocados de cada estado. Alunos de escolas públicas e privadas serão premiados separadamente.
Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 45 mil certificados de menção honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 1.950 medalhas (150 ouros, 450 pratas e 1.350 bronzes) e até 6 mil certificados de menção honrosa. Também serão distribuídas ao menos outras 20,5 mil medalhas para os estudantes mais bem colocados de cada estado.
Escolas, Secretarias Municipais de Educação e professores que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão agraciados. As cerimônias de premiação da 19ª OBMEP acontecerão em data a ser definida no próximo ano.
Medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas para seu desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) uma bolsa de R$ 300 para integrarem o programa.
Sobre a OBMEP
Criada pelo IMPA em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a competição contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
A olimpíada também visa a contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.