Em novembro, os Encontros Regionais do PIC fizeram parte da despedida de 2024 para os grupos do Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo. Mais de 500 estudantes se reuniram em diferentes regiões do país para atividades que envolveram oficinas, jogos, palestras, gincanas, visitas às universidades e rodas de conversa.
No final do ano passado, a Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu mais de cem pessoas do grupo PA-01 que participaram de um tour pela instituição e de atividades com Tangram gigante; Cubo de Rubik, jogos da memória e quebra-cabeças. Os estudantes também assistiram a palestra "Teoremas: desvendando o trabalho dos matemáticos".
O coordenador do programa, Geraldo Mendes, comemorou a interação proporcionada pelo encontro. “A participação dos alunos foi intensa, com muita interação, competição saudável e interesse. É impressionante a alegria com que os alunos dos municípios do entorno de Belém participaram. Foi uma manhã muito interessante e divertida para todos."
Já o grupo do Paraná (PR01) reuniu 140 estudantes de diversas cidades na Universidade Estadual de Londrina-UEL/PR, em 30 de novembro. Alunos de Maringá, Apucarana, Rolândia, Carlópolis, Paiçandu, Ibiporã, entre outros municípios, acordaram cedo e viajaram até Londrina para a programação.
A coordenadora regional, Ana Lúcia da Silva, mediou uma roda de conversa, com participação de ex-medalhistas da OBMEP. O encontro abordou os benefícios e oportunidades oferecidas pela Olimpíada. “O interesse foi geral, muitas dúvidas, muitas perguntas. Todos querendo saber como, quando, de que forma conseguir tais inserções”, contou a professora.
A programação também incluiu uma visita pelo campus da universidade, passando pelos centros acadêmicos, institutos, museus e laboratórios. Além disso, os alunos participaram de gincanas matemáticas com prêmios e uma oficina de geometria. “Foi um evento repleto de contentamento. Alunos e mães agradecendo, emocionados. No restaurante, foi uma festa, alguns alunos nunca haviam frequentado um. De fato, trabalhar neste projeto é uma completa satisfação”, contou a coordenadora.
Na mesma data, o grupo PR-02 se reuniu no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento contou 77 inscritos que participaram de palestras e três oficinas direcionadas para o estudo da geometria. "Seções Planas do Cubo” e “Caleidociclos: construção e análise" foram temas trabalhados. Os estudantes também tiveram uma imersão sobre programação de software com o Geogebra e realizaram atividades práticas e interativas.
"O evento foi um sucesso e proporcionou momentos de atividades matemáticas empolgantes para os estudantes. De forma lúdica e tecnológica, com materiais concretos manipuláveis e com o GEOGEBRA, puderam vivenciar a matemática numa abordagem diferente da metodologia de Resolução de Problemas que usualmente aplicamos ao longo do ano no PIC Jr”, contou a coordenadora Paula Rogéria.
Reunindo 61 pessoas, o PIC-RN teve seu Encontro Regional no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O coordenador regional, José Bezerra, destacou a importância dos encontros para a socialização e interação entre os estudantes. “O Encontro Regional, assim como o Encontro do Hotel de Hilbert, é um momento ansiosamente esperado pelos participantes do PIC. Eles tomam conhecimento da presença da matemática no cotidiano das pessoas e no progresso da ciência, percebendo sua beleza e importância.”
Já o grupo de São Paulo, coordenado por Maria Gorete, somou 200 participantes no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - Câmpus de São José do Rio Preto - Unesp. A programação incluiu palestras sobre Matemática Recreativa e Astronomia, além de visitas a mostras de jogos de matemática, química, astronomia, física e ciência da computação. Os estudantes também realizaram uma visita por espaços da universidade, como biblioteca, herbário e laboratório e a oficina “Introdução ao Látex”.