Rickelmy Pereira: de medalhista a professor no Piauí

 

Ex-aluno do CETI Augustinho Brandão agora é professor olímpico


Natural de Cocal dos Alves, município a 290 km de Teresina (PI), Rickelmy de Brito Pereira  trocou o uniforme do CETI Augustinho Brandão, onde estudou, pelo jaleco de professor. Graduado em matemática pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Rickelme conta que a OBMEP foi a responsável por guiá-lo e mantê-lo na graduação. Com três medalhas de ouro e uma de bronze, o então estudante garantiu uma bolsa do PICME (Programa de Iniciação Científica e Mestrado), necessária para a manutenção dos estudos na faculdade. Agora, como educador, ele busca retribuir ao colégio e aos professores a inspiração e o incentivo que recebeu durante a vida escolar. 

"A OBMEP mudou minha vida, não só pelas medalhas, mas pelas portas que abriu no meio acadêmico e profissional. Quero que meus alunos também vivam isso. A matemática é uma disciplina transformadora, e quero ser um catalisador dessa mudança”, disse o professor medalhista. 

Entre os colegas de profissão com os quais Rickelmy divide a sala de aula está o professor Raimundo Alves, seu mentor na preparação para as Olimpíadas durante o Ensino Básico. Para o novo professor é uma honra dividir a disciplina com o antigo mestre. “Ensinar na mesma escola onde cresci como aluno é especial. Compartilhar o dia a dia com meus antigos professores, que foram fundamentais na minha formação, é algo que me enche de orgulho. Agora, juntos, estamos formando os próximos talentos."

Apelidada pelos moradores como capital da matemática, devido ao bom desempenho na OBMEP, Cocal dos Alves alcançou até 2024 a marca de 336 medalhas na OBMEP. São 67 ouros, 112 pratas e 157 bronzes – um desempenho impressionante para uma cidade que apresenta um dos 50 mais baixos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. O caso de sucesso foi contato na propaganda do governo federal sobre a 19ª edição da OBMEP. Clique aqui para assistir.




$result.label

As conquistas e resultados são fruto do empenho dos professores Antônio Cardoso do Amaral e Raimundo, que se dedicaram à preparação dos alunos para a Olimpíada. Agora, Rickelmy chegou para reforçar o time dos docentes. Ele dá aula de matemática olímpica. 

“Meus professores foram essenciais na minha jornada. O desejo de compartilhar o conhecimento com outras pessoas só aumentou com o exemplo deles. E o desejo de ser professor olímpico nasceu durante a minha experiência como aluno da OBMEP, quando percebi o impacto que a preparação para essa competição teve em minha formação e nos meus colegas que participaram junto comigo. Então quero retribuir esse aprendizado que meus professores me passaram.”

 

Para o futuro, o jovem matemático planeja ingressar na pós-graduação e cursos de especialização para professores. “Meu desejo é me tornar cada vez mais capacitado para contribuir com uma educação de qualidade. Quero me envolver em projetos que busquem incentivar a matemática em escolas públicas e continuar motivando e dando oportunidades aos novos alunos”, conclui o professor.