A OBMEP registrou, em 2025, o maior número de escolas e cidades inscritas em duas décadas de história. Foram 57.222 instituições de ensino de 5.566 municípios – garantindo uma cobertura de 99,93% das cidades do país. Ao todo, a competição reunirá 18,6 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de instituições públicas e privadas
A matéria também destaca a Canguru que registrou, em 2024, 1,3 milhão de alunos participantes e um aumento de 248% no número de escolas inscritas, cerca de 7 mil. Para este ano, a estimativa é que 1,8 milhão de estudantes realizem a prova. “É o país com a maior quantidade de estudantes entre centenas que fazem o exame no mundo”, diz um trecho da matéria, que explica ainda que o exame é o mesmo realizado em todos os países. A prova é apenas traduzida para língua local.
“Mais antiga, a OBMEP já abre oportunidades até para ingresso no ensino superior. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), duas das maiores do país, têm vagas específicas para medalhistas desta e de outras olimpíadas de conhecimento. O IMPA Tech, um bacharelado federal em Matemática da Tecnologia e Inovação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, reserva 80% das vagas para estudantes medalhistas em olimpíadas científicas”, destacou a reportagem ao citar as possibilidades que Olimpíada oferece.
Recordes da OBMEP são destaque em outros 200 veículos
Os números recordes alcançados pela 20ª edição da OBMEP também foram tema de matérias publicadas na Agência Brasil, O Povo, Brasil Escola, e outros veículos. Ao todo, cerca de 200 páginas abordaram a edição histórica.
A Agência Brasil destacou que, neste ano, a competição científica reunirá 18,6 milhões de estudantes de instituições públicas e privadas. A matéria também enfatizou que “A OBMEP tem por objetivo incentivar o estudo da matemática e identificar talentos na disciplina. A cada edição, a olimpíada amplia seu alcance e reforça seu impacto na valorização do ensino e no estímulo ao pensamento lógico entre os jovens.”
O Povo abordou também a oportunidade de participação no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) e o acesso dos medalhistas ao IMPA Tech. “A OBMEP se tornou ainda uma porta de entrada para o ensino superior. O IMPA Tech (bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA) no Rio de Janeiro reserva 80% das vagas para estudantes medalhistas em olimpíadas científicas.”
Já o Portal Brasil Escola mencionou que a OBMEP é “considerada a maior competição de conhecimento realizada no Brasil”. O site também reforçou os propósitos da olimpíada, como incentivo ao estudo da matemática e identificação de talentos na disciplina. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), assim como a Rádio GOV, repercutiram os marcos alcançados pela 20ª OBMEP. Outras emissoras de rádio, entre elas a Rádio Globo e Unesp, também divulgaram os recordes.