Medalhistas da Olimpíada Carioca de Matemática visitam o IMPA Tech

 

O IMPA Tech recebeu nesta quarta-feira (25) a visita de cinco vencedores da Olimpíada Carioca de Matemática (OCM). Acompanhados dos pais e responsáveis, alunos da rede municipal de educação conheceram as instalações do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação no Porto Maravalley, na zona portuária do Rio, e descobriram que são os novos medalhistas de ouro da competição.

A ideia do encontro foi mostrar aos estudantes que o IMPA Tech é uma possibilidade de graduação acessível na cidade, mas a visita escondia uma surpresa: uma viagem para os parques temáticos da Disney e o Kennedy Space Center, parque da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos), em Orlando, nos EUA.

O Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, participou da visita e anunciou a novidade aos estudantes, que estão entre os 100 premiados pela rede municipal de ensino neste ano.

“Se vocês agarrarem as oportunidades educacionais, tenho certeza que vocês terão um futuro muito bom. Precisamos mostrar para a nossa rede, para o nosso país, que apostar na educação vale a pena. E para isso, precisamos de bons exemplos. Quem aí topa viajar para a Disney?”, discursou o secretário, que se considera “cria da OBMEP”. 

Ferreirinha possui seis medalhas na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), realizada pelo IMPA desde 2005. A Olimpíada Carioca, inclusive, foi criada com base na OBMEP e conta com a parceria do IMPA, como destacou Carlos Eduardo Jascone, líder de projetos estratégicos da Secretaria Municipal de Educação (SME). “Foi a OBMEP que estimulou o nosso secretário, Renan Ferreirinha, a criar a OCM.” 

Erika Sholl, coordenadora da OBMEP, também discursou aos premiados. “Isso é o início do caminho de vocês. A OBMEP e a OCM abrem muitas portas. Agarrem as oportunidades e mostrem para todos que vocês são capazes. Quero encontrá-los em cerimônias de premiação ao redor do Brasil”, destacou. 

Empolgada com a novidade, a estudante Luiza Victtoria, 13 anos, da Escola Municipal Engenheiro João Thomé, compartilhou sua reação com a premiação. “A viagem foi uma surpresa! Estou muito animada. O pessoal lá da escola está feliz por mim e já estão querendo lembranças da Disney”, brincou.

Luiza também é medalhista da OBMEP e acredita que a competição teve influência positiva em sua educação. “No 7º ano, passei para a 2ª fase da OBMEP e decidi me aprofundar e estudar mais. Conquistei minha primeira medalha, um bronze estadual.” 

Durante a visita ao IMPA Tech, a aluna mostrou que pode ser uma futura graduanda do IMPA. “Nunca tinha vindo aqui, mas já acompanhava a graduação pelas redes sociais e conhecia os benefícios que os estudantes recebem. Ainda não sei o que quero cursar, mas matemática é uma possibilidade”, concluiu.

Roberta Dolem, professora na Escola Municipal Benjamin Franklin, é mãe de uma das crianças premiadas e demonstrou empolgação com a novidade. “Estou muito emocionada. Minha filha chegou em casa falando que a prova estava muito difícil e eu disse que o importante era participar e ter a experiência. A viagem foi uma surpresa muito grande.” Admiradora da OBMEP, Roberta se apaixonou pelo IMPA Tech. “Não conhecia o instituto. Estou encantada com esse lugar e toda a estrutura que o espaço possui”, concluiu.

De diferentes escolas da cidade, os sorteados para a visita estão entre as 400 mil crianças cariocas que realizaram a OCM em 2024. Neste ano, a competição científica ganhou uma novidade: a 3ª fase, com questões discursivas, que é o último filtro para a premiação. Entre os participantes, 50 meninos e 50 meninas ganham a viagem. A lista completa de premiados será divulgada em breve pela SME.

 




$result.label $result.label