Cerimônia Nacional de Premiação - OBMEP 2010

 

Evento aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 21 de junho

 

Da Central OBMEP

 

Aconteceu no dia 21 de junho a solenidade que homenageou os grandes vencedores da OBMEP 2010. Medalhistas de ouro e os alunos com melhor pontuação de estados que não conquistaram medalhas de ouro se reuniram no bonito salão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para uma celebração emocionante.

 

A festa, no entanto, começou bem antes da premiação no teatro. Jovens de todas as partes do Brasil chegaram ao Rio de Janeiro no dia 20 de junho, quando receberam as boas-vindas da equipe da OBMEP, jantaram juntos e assistiram a um filme. Na manhã do dia 21, assistiram à palestra intitulada "f(x)=x". Apresentada pelo vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Marcelo Viana, a palestra foi uma verdadeira viagem pela matemática desde a Antiguidade até os dias de hoje.

 

No inicio da tarde, 473 alunos e cerca de 90 coordenadores regionais e de iniciação científica se dirigiram ao Theatro Municipal. Era o momento que todos esperavam. Reunidos, eles receberam suas medalhas, entregues por autoridades como Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência,  Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

 

Conquistas

Prêmios especiais estavam reservados aos alunos tetracampeões e pentacampeões da OBMEP. Na cerimônia, eles receberam suas medalhas das mãos da Presidente da República, Dilma Rousseff.

 

“Esta cerimônia evidencia todo o potencial de nosso país. O acesso à educação produz uma revolução pacífica, em que as armas são o conhecimento e a sede de conhecimento da juventude diante do mundo. Estamos celebrando o valor da educação no processo de construção brasileiro. Me sinto muito orgulhosa de estar aqui pela primeira vez”, disse a Presidente em seu discurso.

 

Dilma Rousseff entregou o prêmio também à jovem Laura Ribeiro Franco, deficiente visual medalhista de ouro na OBMEP 2010. A presidente cumprimentou todos os alunos e posou para fotos com cada um deles. Os jovens, além das medalhas e do reconhecimento pelas repetidas vitórias, levaram para casa tablets doados pelo Itaú-Unibanco, que ofertou também computadores portáteis aos alunos e alunas tricampeões.

 

Após a cerimônia foi servido um lanche aos alunos e familiares presentes. No dia 22, satisfeitos com as conquistas, os medalhistas retornaram a seus Estados de origem – e para outras homenagens. Parabéns a todos!

 

Participaram da Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2010 as seguintes autoridades: Suely Druck, diretora acadêmica da OBMEP 2010; Marcelo Viana, vice presidente da Sociedade Brasileira de Matemática; César Camacho, diretor da OBMEP e diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); senhor Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; o governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Participaram também os ministros: Helena Chagas, da Comunicação Social; Luiz Sérgio, da Agricultura e Pesca; Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia; e Fernando Hadadd, da Educação.

 

 

Acesse aqui os vídeos da cerimônia.




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label