Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC)

Informações Gerais

O que é Iniciação Científica?

A Iniciação Científica em Matemática tem como objetivo desenvolver no aluno o hábito do estudo qualificado da Matemática básica, possibilitando que se familiarize com suas técnicas e métodos e com a leitura e redação de textos matemáticos. Com isso espera-se que o aluno, de modo independente e autônomo, adquira um raciocínio analítico e a capacidade de aprender conteúdos novos com metodologias adequadas, contribuindo assim com seu despertar para a vocação científica. Muitos problemas interessantes e desafiadores serão apresentados durante o programa, possibilitando assim o exercício da criatividade.




O que é PIC?

O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) é um programa que propicia ao aluno premiado da OBMEP, entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No PIC, o aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados em instituições de ensino superior e de pesquisa. O Programa possui duas modalidades de ensino: presencial e virtual. Participam da modalidade virtual somente alunos que residam a mais de 30 km de qualquer polo do PIC presencial. Os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação. Os medalhistas que já fizeram o PIC mais de duas vezes, com pelo menos uma participação no nível 3, deverão participar do Programa Mentores OBMEP, que oferece atividades ministradas por professores universitários sobre conteúdos que envolvem matemática.


O que é a bolsa do CNPq para o PIC?

Trata-se de um incentivo financeiro mensal concedido pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico aos medalhistas que aderiram ao programa e acompanham todas as etapas do PIC ou do Programa Mentores.

Ser bolsista do CNPq é um diferencial e uma valorização especial do currículo de qualquer aluno. Espera-se de um bolsista uma grande dedicação ao seu programa e que sua participação seja uma experiência enriquecedora que contribua para seus estudos futuros.

Atenção! Só poderá ter bolsa do CNPq o aluno que durante a vigência do Programa (PIC ou Mentores) estiver regularmente matriculado em escola pública da educação básica.

No regulamento estão descritos os requisitos para o recebimento da bolsa.



Programa Mentores da OBMEP

Explore o Conhecimento com o Programa Mentores da OBMEP (ProMO)! O ProMO é uma iniciativa inovadora que oferece aos estudantes talentosos a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em diversas áreas, explorando temas avançados relacionados à Matemática

Os participantes do ProMO têm acesso a cursos ministrados por renomados professores universitários, onde as aulas são realizadas na Plataforma MENTORES, uma plataforma exclusiva repleta de recursos interativos, como videoconferências, fóruns e chat online

Se você é um bolsista do CNPq premiado na OBMEP e já participou do PIC mais de duas vezes, incluindo pelo menos uma vez no nível 3, o ProMO é o seu próximo passo natural. Para manter sua bolsa ativa, você precisa participar de pelo menos uma atividade na modalidade a distância a cada semestre letivo de 2024

Esta é a sua chance de expandir seus horizontes acadêmicos e embarcar em uma jornada de aprendizado excepcional




Qual o objetivo do PIC?

Os objetivos principais do PIC são:

» Despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral;

» Motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas;

» Aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático;

» Desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas;

» Incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas;

» Estimular uma articulação entre as escolas e as universidades.



Como funciona o PIC?

O PIC consta das seguintes atividades:

» Encontros presenciais (ou virtuais, dependendo da situação do aluno);

» Discussões virtuais no fórum da OBMEP - denominado Hotel de Hilbert;

» Avaliações para serem executadas no Portal do PIC;

» Outras atividades virtuais a serem executadas no Portal da Matemática.



Os encontros presenciais são dirigidos por Professores Orientadores. Nesses encontros os alunos recebem o material de estudo, orientação e o cronograma sobre os temas a serem abordados. Esse material é discutido no fórum, entre os alunos, sob orientação dos Moderadores do Fórum.




Como é composta a equipe do PIC?

A equipe responsável pelo PIC é composta por:

» Professores Orientadores - orientam os alunos sobre seu desenvolvimento e a participação no programa nos encontros presenciais.

» Moderadores de fórum - acompanham e estimulam as discussões e resolução de problemas entre os alunos em suas salas virtuais no fórum HH.

» Coordenadores de fórum - articulam os moderadores de fórum em relação à qualidade das intervenções realizadas nas discussões e acompanham a frequência e o cumprimento das regras estabelecidas pelo Comitê Acadêmico para o fórum.

» Coordenadores Orientadores - orientam e acompanham todas as atividades realizadas pelos professores Orientadores no PIC em sua região. Conheça-os clicando aqui







Se você foi convidado e tem interesse em participar do PIC – 2025 – 19ª Edição precisa confirmar sua inscrição até o dia 21 de fevereiro de 2025 e enviar a documentação até o dia 7 de março de 2025. Não perca o prazo! Para obter mais informações sobre os procedimentos para sua participação no 19º PIC, CLIQUE AQUI.